Mulher é uma empresa burocrática. Essa é a verdade. Simples tarefa torna produção em larga escala com facilidade. Todas somos assim, certo?
Planejo tudo para que saia melhor que o esperado. Agendo salão, compro três mudas de roupa para cada turno e, dias antes, faço uma maratona de meditação, academia, massagem, drenagem linfática, tratamento capilar e peeling. Reviso o corte de cabelo e faço as unhas. Com antecedência crítica, deixo agendado maquiagem e penteado.
Na véspera do evento, verifico se está tudo em ordem. Experimento todas as roupas novamente. Programo de passar na loja para ver se chegou alguma peça que possa fazer milagre. Tenho certeza de que engordei uns quilos. Ligo para cada compromisso da agenda e confirmo as programações. Está tudo certo, mas não custa nada. Mulher prevenida vale por vinte!
Já no dia, a massaroca começa muito cedo. Leio mil vezes a lista de coisas a fazer e mais uma vez para confirmar se todo o necessário está na lista. Tudo precisa ser impecável!
Tomo café mais leve que o usual e com antecedência, porque se eu sentir mal-estar, dará tempo de ir ao banheiro e evito passar aperto na hora errada. Releio o discurso em voz alta, reviso, acho que está uma meleca, mas não tenho tempo de refazer. Tem de ser esse mesmo!
Chego uma hora antes me achando atrasada. Repasso com o cerimonial a ordem das coisas e vou ao banheiro garantir se não tem nada fora do lugar. Nesta hora, já não confio se estou enxergando direito.
Sou chamada ao palco, um turbilhão de emoções me toma. Penso em tudo que aconteceu para que este momento fosse possível. Com passos firmes vou para a frente da plateia. Olho de um lado ao outro e sim! Está acontecendo mesmo.
Quando falo, a voz sai meio embargada e mais fina que o planejado. Pigarreio, peço desculpa, tento de novo e a voz continua fina. É com essa que terei de prosseguir. No meio da palestra, alcanço o jeito e curto o processo.
No entanto ao final, na alegria da tarefa sendo concluída, passo a mão pelos cabelos e miro meus pés juntos sobre o tapete vermelho para uma pequena pausa de efeito: os sapatos são de modelos diferentes! Não acredito numa coisa dessa! Um mini infarto prolonga a pausa ao limite do aceitável. Fazer o quê!? Finalizo.
Na plateia as mulheres conferem no celular se os sapatos diferentes são lançamento de moda. Nenhum homem notou o detalhe.
Por falar em homem, na sua vez, corta o cabelo no dia do evento. Já está pronto!